Coisas que você (provavelmente) não faz hoje e que terá que fazer ao morar em sua própria casa.

Quando saímos da casa dos nossos pais, seja para morar sozinho, para casar ou para estudar fora, entramos numa nova fase da vida. E esta nova fase é cheia de novidades, algumas bem legais e outras nem tanto. Você não terá mais que ouvir as reclamações da sua mãe em relação a sua bagunça e desorganização. Mas em compensação descobrirá que ela sempre teve razão ao reclamar. Basicamente você terá que ser sua própria mãe! É isso mesmo. Você passará a cobrar de si mesma uma porção de coisas: limpar da casa, acordar no horário certo, se alimentar direito, se organizar financeiramente, cuidar da saúde, entre outras coisas.

O objetivo deste post não é desanimar ninguém, muito menos fazer alguém desistir de ir morar sozinho ou de se casar. O objetivo é ajudar na preparação e no planejamento para esta nova fase. Pra você não levar um susto quando estas coisas acontecerem, ok?

Explicadas estas coisas, vamos ao que interessa.

Ao morar em sua própria casa você terá que:

poupareenriquecer.com.br
Imagem: poupareenriquecer.com.br

1 – Fazer compras! Sei que esta tarefa parece fácil, mas acredite: ir ao mercado, padaria, feira, farmácia não é tão simples quanto parece. Pode ser bem chato ter que fazer listinha, pesquisar preços, procurar vaga pra estacionar, enfrentar filas de caixa. Estas coisas gastam tempo e paciência. Você pode se pegar pensando: eu poderia estar fazendo as unhas ou hidratando o meu cabelo.

www.bonde.com.br
Imagem: http://www.bonde.com.br

2 – Limpar sua própria sujeira, arrumar sua bagunça, lavar suas roupas e preparar sua comida (ou pagar alguém para fazer isto)! Eu faço parte da primeira turma, a que limpa, não a que paga. O motivo? Simplesmente financeiro! Quando você tiver que fazer todas estas coisas, certamente deixará de pensar em sua mãe como uma pessoa “reclamona” e passará a considerá-la uma super-heroína.

www.vilamulher.com.br
Imagem: http://www.vilamulher.com.br

3 – Pagar suas próprias contas. Só tem um detalhe: talvez você considere que suas contas sejam somente suas compras de roupas, maquiagens, acessórios… Mas não se esqueça de que quando você vai morar sozinha as contas de água, luz, internet, gás, telefone, mercado, farmácia, transporte, também serão suas. Ô parte chata da história! Não é mesmo? E desculpem a minha sinceridade, mas estas coisas não custam pouco. E pra piorar um pouquinho, dependendo do estilo de vida que você pretende levar, ainda haverá mais contas pra pagar, como: aluguel, faxineira, TV a cabo, condomínio, IPVA, IPTU… e por aí vai.

www.petmag.com.br
Imagem: http://www.petmag.com.br

4 – Cuidar dos seus bichinhos (se você tiver). Talvez você esteja pensando: mas eu sempre cuidei dos meus bichos. Acontece que quando somos os únicos e exclusivos responsáveis por eles, as coisas mudam. Sabe por quê? Porque cuidar não será mais só dar carinho e brincar. Você terá que alimentá-los, dar banho, trocar a água, levar pra passear, limpar cocôs (eca!)… Isso tudo sem se esquecer do carinho e brincadeiras. Ah! E lembre-se que bichinhos precisam tomar vacinas, ir ao veterinário, ser vermifugados, tosar… e todos estes gastos também serão seus.

mdemulher.abril.com.br
Imagem: mdemulher.abril.com.br

5 – Administrar muito bem o seu tempo. Pode ser bem difícil conciliar todas as atividades do dia a dia. Talvez você tenha que trabalhar, cozinhar, limpar, cuidar dos bichos, fazer atividade física, estudar… E é preciso muito jogo de cintura pra cumprir tudo isso sem esquecer das coisas que mais importam. Um conselho: não se esqueça de dedicar tempo a Deus, a você mesma, as pessoas (e bichinhos) que você ama e àqueles que precisam da sua ajuda.

Ufa! São muitas as coisas que aprendemos quando decidimos ser independentes! Mas, não pense que só há coisas negativas nesta nova fase, viu? Também há muitas coisas boas. Sabe por que eu gosto de ter minha própria casa, apesar de todos os perrengues citados acima? Eu gosto de privacidade e sou uma pessoa controladora, então gosto das coisas do meu jeito. E não poderia usufruir disso se não morasse em minha própria casa, né?

E vocês? Quero saber se são casadas, moram sozinhas, em repúblicas ou com seus pais. Me contem seus aprendizados também, tá?

Ná Blézins

Anúncios

2 comentários sobre “Coisas que você (provavelmente) não faz hoje e que terá que fazer ao morar em sua própria casa.

  1. É, realmente “crescer” não é fácil. kkkkk
    Mas acontece uma hora ou outra, né? E vamos aprendendo. Essa tua lista está ótima, até me deu um start, rs, vou precisar me lembrar dela daqui um tempinho.

    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s