Opinando: É preciso mesmo cortar o cabelo a cada três meses?

O corte de cabelo, que é uma coisa tão simples pra alguns, pode se tornar um dilema pra quem está deixando o cabelo crescer. Isso porque pra quem quer cabelos longos qualquer centímetro faz diferença. Não é mesmo, meninas em processo de crescimento capilar?

www.institutodiplomata.com.br

Imagem: www.institutodiplomata.com.br

Sempre ouvimos por aí duas idéias em relação a este tema. Tem gente que acredita que é mesmo necessário cortar o cabelo a cada três meses pra que ele cresça rápido. Enquanto que um outro grupo de pessoas pensa que isso não tem nada a ver e que pode ficar quanto tempo quiser sem cortar os cabelos que isto não vai interferir no seu crescimento.

Querem saber o que eu penso sobre isto? Então, deixa eu esclarecer, antes de mais nada, que este post é sobre algo que eu acho, de acordo com minhas experiências pessoais. Eu não sou nenhuma especialista em assuntos capilares, então este é um post de “achismo” mesmo.

Faz um ano e dois meses que estou deixando o meu cabelo crescer e neste período todo só cortei uma única vez (excluindo o corte que fiz logo antes de iniciar a saga). Se você faz parte do primeiro grupo, aquele que acredita ser necessário cortar a cada três meses, deve estar com “siricuticos” neste momento, ao ler que só cortei uma vez neste tempo todo. Mas eu explico: eu acredito que não existe um período certo pra cortar os cabelos. Não acredito que três meses seja o tempo de pausa ideal entre os cortes. No entanto, também acho que não é prudente deixar de cortar os cabelos quando isso se faz necessário.

Os problemas que vejo na teoria 1 (a de cortar a cada três meses): Os cabelos crescem a partir da raiz, então não dá pra acelerar o crescimento cortando as pontas. Entende? E se cortamos mais que o necessário nunca veremos crescimento. Pois, neste caso você está “tacando” a tesoura em todo o crescimento que conseguiu em três meses. Para obter um crescimento satisfatório acredito mais numa boa alimentação e em cuidar da saúde do couro cabeludo e dos fios do que em cortar em períodos específicos.

Os problemas que vejo na teoria 2 (a de que cabelo não precisa de cortes regulares): Da mesma maneira que não acredito que haja um tempo de pausa ideal entre os cortes, também não acho que podemos deixar de cortar quando o cabelo necessita disso. Quando demoramos mais do que devemos as pontas ficam muito ressecadas e surgem pontas duplas. Aí o cabelo quebra e embora ele esteja crescendo, você não consegue notar, porque o crescimento que você ganha na raiz você perde nas pontas que estão se quebrando.

Mas o que fazer então?

Dica 1: Cuide dos seus fios. Faça hidratações, nutrições e reconstruções. Tudo de acordo com as necessidades específicas do seu cabelo. Quanto mais cuidado ele for, mais vai demorar pra ele precisar de corte.

Dica 2: Conheça o seu cabelo, olhe e toque nele. Veja como estão as pontas. Então se pergunte: tá precisando cortar? Pode ser que você perceba que ele está gritando por tesoura e neste caso recomendo que você faça logo o que precisa ser feito: tesoura nele! Mas, pode ser que você perceba pontas muito saudáveis, que não precisarão de corte tão cedo. Aí é só continuar cuidando dele e deixar pra cortar quando perceber que ele está precisando ou quando quiser mudar o visual.

E você, o que acha a respeito da pausa entre um corte e outro? Quero saber a sua opinião!

Ná Blézins

Anúncios

Um comentário sobre “Opinando: É preciso mesmo cortar o cabelo a cada três meses?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s