Cuidados que tenho com meu cabelo: Parte 1 – Lavagem

Meu cabelo é misto, ou seja, um tanto oleoso na raiz e mais ressecado nas pontas e lidar com este tipo de cabelo é meio complicado, sabe? No meu caso, prefiro usar um shampoo hidratante do que um pra cabelos oleosos, porque o resultado final, no meu cabelo, é melhor. Isso porque quando uso continuamente shampoo para cabelos oleosos, os meus fios ficam mais ressecados, ásperos ao toque e o frizz vai parar lá nas alturas. Então, tenho preferido usar regularmente um shampoo hidratante e de vez enquando, principalmente quando vou fazer hidratação, uso um shampoo pra cabelos oleosos, daqueles transparentes, que limpam melhor. E, assim consigo manter um equilíbrio que, no meu caso, funciona bem. Costumo lavar os fios um dia sim e um dia não.

not1.xpg.uol.com.br

Imagem: not1.xpg.uol.com.br

Como eu faço:

Shampoo: Gosto de estar com os cabelos bem molhados na hora da aplicação, porque acho que assim fica mais fácil espalhar o shampoo. Faço assim: Aplico primeiro na raiz e massageio bem, isso estimula a circulação no local, o que é ótimo para o crescimento. Depois aplico no comprimento e pontas e massageio também, bem suavemente. Enxáguo muito bem e se necessário faço uso do shampoo mais uma vez, somente na raíz.

As vezes, uso ainda um shampoo esfoliante. Ele faz uma limpeza ainda mais profunda e dá uma sensação de leveza no couro cabeludo. Atualmente estou usando o Argiloterapia de O Boticário e estou gostando bastante.

Condicionador: Primeiramente, coloco só um pouquinho de produto nas mãos e passo nos fios, então, dou umas apertadinhas, com as mãos mesmo, só pra retirar o excesso de umidade, que pode fazer com que o produto se dilua muito, comprometendo sua eficácia . Depois, espalho mais produto no comprimento e pontas. Massageio bem pra envolver todos os fios e deixo agir uns dois ou três minutos. Nesta pausa prendo eles com uma piranha ou palito, pra eu poder continuar o meu banho sossegada. Depois, enxáguo muito bem, pra retirar os resíduos de produtos, que podem deixar os fios pesados.

Vale lembrar que o shampoo faz as escamas do cabelo se abrirem para fazer a limpeza, enquanto que o condicionador fecha estas escamas, evitando a perda rápida da hidratação e a aspereza causadas pela alta porosidade.

Então, é assim que eu lavo os meus cabelos. Vocês fazem assim também? Se tiverem algum segredinho me contem, tá?
Nos próximos posts falaremos sobre tratamentos, finalizadores e dicas extras. Não percam!

Ná Blézins

Deixe um comentário

