Dicas para estudar para concursos ou outras provas importantes

Minha vida está meio agitada quando o assunto é concurso. Ando correndo atrás de algo melhor profissionalmente (leia-se: financeiramente!). E se eu ficar aqui parada, nada vai acontecer, então, o jeito é fazer concursos.

DSC_0423.JPG

De dezembro pra cá, fiz quatro provas e pretendo fazer mais no mês de março. É, quando eu quero alguma coisa, eu quero mesmo!

Bom, já que estudar tem feito parte da minha rotina, decidi dividir com vocês dicas que funcionam pra mim e que podem ser úteis pra quem pretende fazer algum concurso, vestibular ou qualquer outra prova importante.

As dicas:

1 – Escolha um ambiente confortável (mas que não faça você querer dormir): Gente, eu trabalho o dia todo fora e chego em casa muito cansada, não aguento sentar numa mesa pra estudar, porque já passei o meu dia assim. Então, pra mim, o melhor lugar é na cama, mas… tem um porém, não posso deitar senão eu durmo mesmo, portanto, procuro ficar num ambiente confortável, com bom apoio pras costas (ou seja: travesseiros e almofadas), mas não posso deitar! Mas, veja bem, este ambiente é o que funciona pra mim, tente adaptar esta dica para o que funciona pra você, lembrando que deve ser confortável (senão você não aguenta se concentrar muito tempo), mas sem dar sono.
Obs: Usar roupas confortáveis e ter uma boa iluminação também ajudam.

2 – Use vídeos: A tecnologia existe, goste você ou não! Então, porque não fazer uso dela a seu favor? O Youtube está cheio de vídeos ótimos, que facilitam muito a compreensão das matérias. Aprendi esta técnica com minha cunhada e amei, uso muito. (Obrigada Maíra, gênia!). Mas atenção: não deixe de ler, tem coisas, como leis, que você encontrará explicações em vídeos que ajudam a compreender, mas que não substituem a leitura completa, na íntegra, do tema.
Vou aproveitar e indicar dois professores: Fábio Alves (Português) e Daniel Ferreto (Matemática). Eles são ótimos!

3 – Fique longe de coisas que tirem sua atenção: POR FAVOR, se você quer conseguir estudar e absorver algum conteúdo, fique a quilômetros de distância do seu celular (principalmente se o seu wats app apita 5000 vezes por minuto!) e desligue a tv, ou qualquer outra coisa que te distraia. Compreendeu? Ótimo! Isso é muito importante.

4 – Anote tópicos importantes: Se você é igual a mim (e não vive sem papel e caneta) e aprende com mais facilidade quando escreve, mantenha um caderno de estudos e anote aquilo que lhe parecer relevante, isso ajuda muito a memorizar.

5 – Assista ou leia jornais: Manter-se atualizado é fundamental. Há muitas provas que fazem perguntas sobre atualidades que podem ser facilmente respondidas se você assistir um “jornalzinho” de vez em quando. Fica a dica!

6 – Tente resolver provas anteriores da mesma empresa e cargo para o qual você vai se candidatar: Isso ajuda muito a conhecer o estilo de prova e os temas mais frequentes que a empresa aplicadora utiliza. Assim, você não leva aquele baque, quando se depara com uma prova cheia de textos enormes, ou não cai como um patinho nas provas que tem pegadinhas pra todo lado.

7 – Atente-se ao conteúdo que será exigido: Aconselho imprimir a página do edital em que está o conteúdo programático para sua prova e ir riscando aquilo que você já estudou. Olha só, mesmo quando ficamos atentos ao conteúdo programático corremos o risco de dar muita atenção a um conteúdo que não cai na prova, ou de dar nenhuma atenção a um conteúdo sobre o qual caem 10 questões. Mas, se mesmo atento você pode estudar o que não cai, se você não se atentar então… as chances de você estudar as coisas certas são mínimas. Pega esta dica que ela é importante, viu?

8 – Mate sua fome antes de estudar: Por favor, o fato de você ter que estudar não te exime da obrigação de cuidar de você mesmo. Aliás, alguém aí consegue fazer alguma coisa quando está com fome? Porque eu não consigo! Sou capaz de quebrar o notebook se eu estiver com fome e não conseguir resolver uma questão de matemática. Porque fome e matemática não combinam. Definitivamente!

9 – Continue estudando, mesmo quando não tem provas agendadas: É muito fácil esquecer conteúdos se não continuamos praticando. Por isso, o bom mesmo é estar sempre estudando. Assim, quando surge uma oportunidade você já está um passo (ou umas matérias) a frente dos seus concorrentes. Além do mais, há conteúdos que caem em quase todas as provas, como os de português, por exemplo, que você pode estudar regularmente, pois serão sempre úteis.

Ufa! Agora é com você! Use as dicas que te servirem e boa prova!

Ná Blézins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s