Por que doar cabelo?

www.mulher.com.br
Imagem: http://www.mulher.com.br

Pra quem ainda não sabe, eu estou deixando meu cabelo crescer para doá-lo. Mas, porque doar cabelo mesmo? Quando doamos nossos cabelos, eles são usados para fazer perucas para crianças ou mulheres que estão em tratamento contra o câncer. Muitas vezes a auto estima destas pessoas pode estar abalada, pois além de já estarem vivendo um momento difícil de suas vidas, ainda tem de lidar com uma mudança muita brusca em sua aparência devido a perda dos cabelos.

Quando isso acontece com as crianças pode ser ainda mais difícil, pois muitas vezes elas tem de conviver com outras crianças que não estão preparadas para vê-las assim sem demonstrar surpresa. E vocês sabem, né? Crianças dizem o que pensam! E quando vêem outra criança sem cabelos a primeira coisa que vão fazer é algum comentário ou questionamento sobre isto.

É por isso, para ajudar a resgatar a auto-estima de pessoas que estão passando por um momento delicado em suas vidas, que algumas ONGs se dedicam a receber doações de cabelos e fabricar perucas para doar.

Tá, já sabemos pra que serve, mas como doar então? Pesquise uma ONG de confiança perto de você que se dedique a este trabalho. Aí você vê quais são os regulamentos desta ONG em específico. Mas, no geral funciona mais ou menos assim:

Quando decidir cortar o cabelo, vá ao cabeleireiro e avise que você vai doar os fios. Aí ele deve amarrar mechas do cabelo e cortar com os fios ainda secos. O comprimento deve ser de pelo menos 10 cm (ou 15 dependendo da ONG). Então, você coloca as mechas, que já estão amarradinhas para os fios não ficarem soltando, num saquinho plástico, embala e envia para a ONG. Simples, fácil e indolor!

O meu cabelo já tem comprimento suficiente pra eu doar há um bom tempo, só que no meu caso, especificamente, eu quis me dedicar a isto, pra doar bastante cabelo. Mas você não precisa necessariamente deixar o cabelo crescer, com 10 ou 15 cm já dá pra doar.

Quando eu comecei a minha saga pra deixar os cabelos crescerem eu pretendia doar os cabelos ao menos uma vez na vida. Mas sabiam que já ganhei dois cabelos para doar? Fiquei muito feliz em influenciar outras pessoas a ajudarem também.

Ah! Vale lembrar, que as ONGs também aceitam e precisam de outros tipos de doações além de cabelos, porque não se faz uma peruca só com cabelos, também são necessárias outras coisas. Então, também tem outras maneiras de ajudar, é só pesquisar.

E gente, vamos combinar? Porque não fazer o bem quando a gente pode? Vamos ajudar?

O programa que me fez decidir doar é este aqui ó (são três blocos):

Aqui você pode conhecer a ONG para a qual eu pretendo doar, a Rapunzel Solidária:

https://www.facebook.com/rapunzelsolidaria

A ONG Cabelegria (a que aparece nos vídeos) não está recebendo cabelos porque estava recebendo muito mais cabelo do que sua capacidade produtiva podia suportar, então ela indica que as doações sejam direcionadas para o ONG que citei aqui em cima.

Um comentário sobre “Por que doar cabelo?

Deixe um comentário

